Mais do que imaginamos… entretanto, oficialmente, os número são bem inferiores à realidade constatada. Nos sites oficiais como Ministério da Saúde, justiça etc os dados não estão registrados ou são subrregistrados, desde sempre…

Os dados levantados são de um estudo feito pelo projeto Brasil Sem Chamas, coordenado pelo engenheiro Jose Carlos Tomina do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e apontam que no estado de São Paulo somaram mais de 50 mil casos no ano de 2008, ou seja, numa média temos mais de 137 incêndios por dia nesse estado.

munhoz-anexo_l_estatisticas

Fonte: Anexo L Estatisticas.pdf – Projeto Brasil Sem Chamas

 

No Brasil a coisa aumenta… dados do mesmo documento acima afirmam que em 2011 foi registrado o número de 266.538 incêndios no Brasil com base em informações de fonte da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública – SENASP.

Ainda assim, precisamos considerar que essa quantidade vai parecer pequena considerando que: nesses registros são contabilizados apenas os chamados onde os Corpos de Bombeiros foram envolvidos, ou seja, os casos resolvidos internamente pelos responsáveis de uma edificação não estão na estatística; que os Corpos de Bombeiro estão presentes em cerca de apenas 15% dos municípios e que os estados do Pará, Maranhão e Amazonas não enviaram dados…

 

Munhoz Extintores NewsApesar das estatísticas de incêndios não muito recentes dados da Reportagem da Folha de São Paulo (link abaixo nas fontes de informações) indicam que já chegamos a 300 mil incidentes de incêndio no Brasil, mas se computarmos às realidades dos parágrafos anteriores desse artigo, penso que esse número mais que triplicaria e estaríamos à beira do número de 1 milhão de casos de incêndio.

O que acha desses números? São realmente preocupantes?

Deixe seus comentários e veja como tem sido a fiscalização do Corpo de Bombeiros de São Paulo ou como usar o extintor. Para saber na pratica conheça um pouco sobre a brigada de incêndio e a sopa de letrinhas das classes de fogo.

Fontes:
Projeto Brasil Sem Chamas – Instituto de Pesquisa Tecnologias

Artigo Jornal Folha de São Paulo

TAGS
#incendiosnoBrasil, #quantosincendios, #estatisticadeincendio, #munhozextintores, #ofogoéfogo

Acesse e siga nossas redes:

Munhoz-instagram  Munhoz-linkedin munhoz-facebook-icone Munhoz-Youtube  munhoz-twitter-icone

 

 

× WhatsApp!

Quer estar por dentro das Nossas Novidades?

Inscreva-se e fique por dentro!

Que pena que você vai embora!

Então se Inscreva em nossa NewsLetter!