“♫♪ O fogo é fogo! Esquenta… esquenta…♫♪ ”  e vira incêndio!

“♫♪ O fogo é fogo! Esquenta… esquenta…♫♪ ” e vira incêndio!

Foto: André Motta/brasil2016.gov.br

Homens das Cavernas, Munhoz ExtintoresO fogo, sem dúvida, foi uma das maiores descobertas do homem, eu garanto! 😜 Tanto que descobriram um no “condomínio” Vila Olímpica, na época das olimpíadas, que deu o que falar. 😩 Sob controle é o grande aliado e sem controle é o grande traidor. Mas… se sabemos quais são as principais causas do fogo sair do controle e se tornar o todo poderoso incêndio, por que não evitar estes riscos?

A figura abaixo é uma reprodução parcial da página 146 figura 28 do livro “A segurança contra incêndio no Brasil” do professor Dr. Alexandre Seito em parceira com grande equipe em 2008 que pode ser baixado gratuitamente no site do Corpo de Bombeiros de SP pelo http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_publicacoes/books/aseguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf. Representa a evolução do fogo em um incêndio.

A segurança contra incêndio no Brasil

A segurança contra incêndio no Brasil

 

Ela representa as fases de um incêndio, desde seu princípio até o incipiente final. Como todo ser, ele nasce, cresce, se desenvolve e morre. Lembra aquela fase das crianças que dão aquele “espichão do crescimento”? Isso mesmo, na ilustração, é o flashover! O ponto em que o fogo chega a sua fase adulta, rebelde e… fora de controle! Vira o tão temido incêndio.👻

Se simulássemos uma sala pegando fogo, os mesmos autores, na literatura citada anteriormente, alinharam as representações, conforme segue:

simulássemos uma sala pegando fogo

Simulação de uma sala pegando fogo

 

Você está fazendo isso errado!

Você está fazendo isso errado!

Fantástico, não é?! Agora vou fazer uma grande revelação… adivinhe quanto tempo leva para o fogo chegar ao flashover? De 5 a 10 minutos! 😱 Pasmem… e sabe o que dá pra fazer neste tempo? Obvio que não é um miojo… 😩 é pegar o extintor de incêndio, poxa vida! 🚒 Agora pense na temperatura… qual valor acredita que chega nesse “tempinho”? 200ºC? 400ºC??? tá frio… algo em torno de 900 graus Celsius! Quente né!? E você achando que aquela encostadinha na panela do fogão doía.

Brincadeiras a parte, o tema é sério, mas agora já sabemos com qual finalidade os extintores de incêndio e hidrantes foram desenvolvidos: para trabalhar no princípio do incêndio e não deixar o “rebelde” se descontrolar. Só que eles não funcionam sozinhos, então tenham a responsabilidade de preparar e treinar o maior número de pessoas possível para atuar bem rápido e responsavelmente caso qualquer sinal de fumaça ou fogo surja. Nós e os extintores somos fundamentais para salvar vidas. E nunca deixe de chamar os bombeiros! #Pense nisso…

× WhatsApp!

Quer estar por dentro das Nossas Novidades?

Inscreva-se e fique por dentro!

Que pena que você vai embora!

Então se Inscreva em nossa NewsLetter!