Os segredos das mangueiras de incêndio:

Você sabia que as mangueiras de incêndio são geralmente sua 2ª opção de combate ativo ao fogo (a 1ª é o extintor). Elas podem fazer a luta mais fácil já que com uma boa quantidade de água e com uma super pressão o fogo num primeiro estágio pode facilmente ser extinto. Um detalhe importante há nesse contexto, além do treinamento, que é a super pressão, e por isso a inspeção e manutenção nas mangueiras de hidrante é tão relevante.

As mangueiras são de diversos tipos (de 1 a 5)

As mangueiras são de diversos tipos (de 1 a 5)

Em cada uma delas têm suas propriedades visando resistir às mais diversas situações: em edificações residenciais de risco baixo, passando por comércios com sistemas mais parrudos e de maior pressão de rede, industriais com grandes pressões, outros com piso áspero precisando de resistência à abrasão e casos em que há agentes químicos agressores que podem prejudicar a mangueira de hidrante.

O teste hidrostático (hidro = água) nas mangueiras de hidrante, assim como todos os outros passos da inspeção e manutenção, trazem um bom coeficiente de segurança para que esse equipamento não falhe na hora “H”. Portanto, se alguém tentar lhe convencer que um importante procedimento como esse é gratuito, desconfie.

Veja o Vídeo da Munhoz com uma apresentação resumida sobre o serviço de Teste Hidrostático: 

Há pessoas com grande poder de convencimento, contudo pouco conhecimento técnico ou caráter, e tentam se aproveitar do desconhecimento das pessoas leigas para vender um teste de mangueira com “ar”, inspeção grátis ou similaridades não usuais às boas práticas comerciais, lembre-se que “não há almoço grátis”.

Uma máquina básica de testar mangueira custa ao menos 10 mil reais, um técnico operacional em conformidade com a CLT, cerca de 1,5 mil reais de salário e considerando os encargos isso dobra, ou seja, temos 3 mil reais. Um modesto veículo de entrega 30 mil reais, outro funcionário para fazer as retiradas e entregas também 3 mil reais. Temos diversos outro custos… mas vamos parar por aqui…

Quem está enganado quem?Você faria gratuitamente esse trabalho com todo esse investimento? Quem está enganado quem? Afinal, a empresa diz que faz grátis, ela que se responsabilize pelo trabalho técnico. Certo! E quem sai queimado? Literalmente…

Pense nisso 😉

× WhatsApp!

Quer estar por dentro das Nossas Novidades?

Inscreva-se e fique por dentro!

Que pena que você vai embora!

Então se Inscreva em nossa NewsLetter!