Sou síndico e um bombeiro veio à portaria dizendo que houve uma denúncia e que precisava fiscalizar a edificação. O que faço?
Desde 2019 o Corpo de Bombeiro (CB) recebeu o poder de polícia para fiscalizar qualquer edificação no Estado de São Paulo, portanto, você precisa receber o bombeiro fiscal para a vistoria.
Primeiramente, tenha o aplicativo do corpo de bombeiros – BOMBEIROS SP, seguem os links para downloads Android e IOS Iphone.
Por lá é possível verificar a veracidade do documento apresentado pelo fiscal dos bombeiros através do QR Code (“código de barras quadrado”).
Certificando-se que a Fiscalização é verdadeira, acompanhe o vistoriante do Corpo de Bombeiros (CB) e apresente a edificação, especificamente sobre o que ele precisa constatar, em função da fiscalização de ofício, quando o próprio CB identifica uma edificação em risco, ou em cargo de denúncia.
OBS: fizemos outro artigo sobre como proceder em pré-vistoria ou autovistoria: Acesse Aqui!
Após a vistoria você receberá um relatório preliminar com as irregularidades constatadas para que sejam regularizadas. Lembre que mesmo que o fiscal não tenha visto algum “desvio” o mesmo pode ser detectado em outra oportunidade, portanto contrate uma empresa especializada com Engenheiro de Segurança do Trabalho para que possa melhor lhe orientar dos procedimentos de adequação.
Sendo a irregularidade uma manutenção em extintor (recarga de extintor), teste em mangueira de hidrante, treinamento de brigada vencido ou complementação da sinalização de emergência fica simples e rápido de resolver. Após providenciado, é necessário apresentar as providencias ao CB e requerer nova visita.
Caso o motivo seja o vencimento do AVCB ou CLCB, projeto de segurança contra o incêndio (projeto de bombeiro) divergente do leiaute da edificação ou sistema de detecção e alarme de incêndio inoperante, o tempo pode não estar ao seu favor. Procure a Munhoz Extintores o quanto antes para lhe auxiliar.
A Munhoz Extintores além de ser acreditada pelo Inmetro para extintores de incêndio, possui registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e possui uma equipe com engenheiros e outros técnicos próprios e especializados para lhe ajudar.
Você receberá um prazo para se regularizar e apresentar a justificativa. Não atendendo as irregularidades estará sujeito à multa e até denuncia à prefeitura para que o imóvel seja lacrado, dependendo da gravidade ou quantidade de anormalidades constatadas.
Conte com a gente!
TAGS
#fiscalizaçãobombeiro, #fiscalizaçãoAVCB, #multabombeiro, #MunhozExtintores, #treinamentodebrigada
Acesse e siga nossas redes: